Chyntia Barcellos

Advogada e mediadora de conflitos

Especialista em Direito Homoafetivo, Famílias, Sucessão e em Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias. Membro da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da OAB, e Presidente da Secretária de Direito Homoafetivo do IBDFAM-GO – Instituto Brasileiro de Direito da Família.
É sócia do escritório Edson Barcellos Advogados e da Rede LEXNET. Palestrante convidada em todo o país, autora da Cartilha ABC do Direito Homoafetivo e de vários artigos, com publicações nas obras “Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias” e “Aspectos Modernos do Direito Trabalhista Empresarial”, da Coleção LEXNET.


Por que escolhi trabalhar a homoafetividade

Muitos me perguntam o porquê de escolher trabalhar com o Direito Homoafetivo e o porquê de querer desbravar a Diversidade Sexual no campo do direito. Vários são os caminhos que me trouxeram até aqui, mas a motivação era uma só: a vontade de desenvolver um trabalho que fosse socialmente relevante. Além disso, ainda são poucos os que, na área do direito, se dedicam ao Direito Homoafetivo. Por isso, encontrei neste caminho, a minha missão.
São várias as esferas sociais que precisam se engajar para que se tenha uma consciência geral de que o afeto é a base formadora de qualquer casal ou entidade familiar, não importando a sua configuração. No ramo do Direito das Famílias, o Direito Homoafetivo é que se ocupa dessa importante missão, que ainda é um desafio. A mediação de conflitos, o direito das famílias e sucessões certamente foram e são estradas poderosas que norteiam essa longa jornada.
O amor, o afeto e o respeito são as armas mais dignas e poderosas que um ser humano pode carregar consigo, por isso mesmo devem ser defendidos e tutelados. É a singularidade de cada um que faz a beleza do universo. Somos todos iguais em nossa diversidade. A mudança de paradigmas jurídicos e o exercício do direito em defesa da diversidade e da dignidade da pessoa humana fazem parte da minha missão.